Como montar um plano de estudos

Como montar um plano de estudos

No post anterior eu falei da importância de ter um esquema de estudos bem formulado e organizado. Hoje vou postar a primeira parte de como elaborar um plano de estudos mensal eficaz. O plano de hoje vai servir para todo o mês de fevereiro e ao longo do mês vamos fazer umas melhoras no nosso sistema.

Não tem nenhuma novidade no esquema que vamos montar aqui. Pode notar que são dicas que levamos em toda a nossa vida escolar; aqui só está tudo aplicado ao nosso objetivo principal, que é passar num vestibular concorrido. Vamos lá?

Para começar, vamos listar as matérias e dividi-las em grupos:

todas as matérias
Matérias para estudar

Algumas matérias foram dividas em subgrupos apenas para facilitar a visualização do que precisa ser estudado. Sociologia e Filosofia estão listados como Atualidades porque são duas matérias imprescindíveis para a formação do pensamento crítico, e nas questões de atualidades o que pesa é justamente isso, o senso crítico do vestibulando. Claro que não vamos ver detalhes dessas matérias, mas apenas usar como ponto de partida para o estudo do que está acontecendo no mundo hoje.

Agora que sabemos o que vamos estudar, vamos organizar em grupos de duas matérias por dia ao longo da semana, totalizando 12 blocos de matérias para 6 dias de estudo. Um dia da semana vai ser a folga, não estude nada nesse dia, descansar é uma parte importante do preparo pré-vestibular. Se você tiver uma matéria em que seja absurdamente ruim, coloque-a duas vezes na semana (mas não no mesmo dia). Eu fiz isso com Química.

Vamos usar o truque de estudar uma matéria fácil e uma difícil no mesmo dia, assim como o de estudar matérias que sejam similares. O meu planejamento ficou assim:

Domingo: Literatura e História.
Segunda: Gramática e Inglês.
Terça: Folga (dia sagrado, não estude na sua folga!!).
Quarta: Redação (minha melhor matéria) e Química (minha pior matéria).
Quinta: Biologia e Química.
Sexta: Matemática e Física.
Sábado: Atualidades.

Para não perdermos o foco, é interessante definirmos objetivos concretos e realistas para cada mês de estudo. Em fevereiro nossos objetivos podem ser: começar a ler algum dos livros obrigatórios, escrever 1 redação e providenciar materiais que você não tenha, como caderno e canetas. Lembre-se de ter tudo que você precisa para estudar sempre à mão, bem organizadinho! Lá pelo fim do mês que vem já vamos dar uma olhada em como avançamos nesses nossos objetivos.

Para finalizar essa primeira parte, eu fiz um calendário para ajudar no seu processo de organização. É só baixar e imprimir. 🙂

 

link para download
clique para baixar

 

Com isso damos oficialmente o pontapé inicial aos nossos estudos. Se seguirmos com disciplina nosso planejamento, ao fim do mês já vamos ter feito bons avanços, tendo localizado todos os pontos que precisam ser estudados com maior empenho.

Compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário no post, vamos trocar ideias, #VamosPassarJuntos!

 

Imagem destacada: ijeab