Grande Guia da Redação Perfeita – Querer é poder!

Grande Guia da Redação Perfeita – Querer é poder!

Talvez aquelas frases motivacionais estilo “10% de talento e 90% de trabalho duro” não sejam pura falácia. É óbvio que uma pessoa talentosa é uma pessoa talentosa, você reconhece alguém assim de longe, e às vezes você pode se dedicar ao máximo a vida inteira e não conseguir ser nem a sombra do que um verdadeiro talentoso é. E não há problema nisso, cada pessoa tem seus próprios pontos altos e não ter o tal “talento supremo” em algo não te faz alguém medíocre.

A questão aqui é que, se você botar bastante esforço nisso, você pode escrever uma redação “passável” mesmo sendo essa sua pior matéria. Porque redação não é talento, redação é prática.

 

nota: redação é prática
redação é prática!

 

A gente precisa ler, e lê o tempo todo pra tudo. Mas quando o assunto é escrever aí já muda de figura. Podemos enrolar e mandar uma mensagem de voz, ou deixar pra lá. Escrever não é algo necessariamente obrigatório para uma pessoa comum. Então, quando nos vemos diante do enunciado nos ordenando escrever uma dissertação de 15 a 30 linhas sobre um assunto que a gente abomina, claro que não vai sair e que vamos entrar em pânico. Mas calma lá que tem como contornar isso.

A produção de texto é um exercício intelectual. Você precisa obrigatoriamente parar para pensar no que está fazendo, não tem como escrever algo minimamente decente no piloto automático. Mas tem como você “se treinar” para conseguir escrever mais e melhor com o passar o tempo.

E o primeiro passo para conseguir escrever mais e melhor é querer. Você precisa melhorar sua redação, não precisa? Então faça o esforço inicial de querer isso também, porque vai ser trabalhoso chegar no ponto em que suas redações vão ser boas. Queira fazer esse esforço inicial, mas queira de verdade, você vai precisar pensar muito e pensar sobre tudo quanto é assunto. Pensar é cansativo, escrever depois de fritar o cérebro pensando é pior ainda. Por isso queira!

Neste Grande Guia da Redação Perfeita vamos ver e colocar em prática a teoria da produção de texto:

  • Grande Guia da Redação Perfeita – Introdução (ou Querer é poder!)
  • O que é uma redação: tipos e estilos
  • Construção de narrativa: como nasce um texto
  • Exercícios de imaginação: como escrever ficção vai me ajudar na redação de vestibular
  • Dissecando a Dissertação: tipos de argumentação (acho que vou fazer mais tópicos aqui, mas de início é isto)
  • Não sei nada sobre o tema da redação, e agora? – Como construir bons argumentos
  • Por que tentar adivinhar o tema da redação do Enem é perda de tempo

Este é nosso plano de estudos de redação. Está preparado para melhorar sua produção de texto? Então bora lá e #vamospassarjuntos!

Imagem destacada via Freepik.